segunda-feira, 28 de maio de 2012

Grupo afetividade - Algumas idéias

Pensando sobre o que poderíamos fazer, utilizando a visita à escola, estava tentando montar um roteiro, mas estou ainda apenas com algumas idéias. Conversando com a professora e meu grupo na nossa última aula que eu fui, decidi que vou frequentar aulas do ensino médio. Como nosso tema é Afetividade, lendo alguns textos sobre esse assunto, por enquanto vi pesquisas feitas com alunos do ensino fundamental, assim, estou pensando em incluir no meu roteiro de visita ao ensino médio, algumas entrevistas com os alunos perguntando sobre memórias do ensino fundamental. Como meu curso na Unicamp é Licenciatura em Matemática, para também aproximar da minha área, penso em perguntar aos alunos qual a relação deles com essa disciplina (já que é sabido que a maioria dos alunos tem certa negação e até medo dessa matéria...) e como se deu essa relação, como eram os professores, tanto para as respostas positivas quanto negativas, tentando encontrar, assim, a relação de afetividade que pode ter sido favorável ou não para a ligação do aluno com o conteúdo. Baseada nos textos que a professor Heloísa indicou, fiquei pensando bastante em dois conceitos que são citados e explicados, formados pelos alunos de acordo com a relação com o professor: autoconceito e autoestima. Pretendo prestar atenção nisso tanto na observação quanto nas entrevistas, e também nas posturas dos professores. As visitas devem começar essa semana (acredito que quarta feira, estou esperando a coordenadora da escola que eu fui hoje acertar meus horários). Temos ainda o trabalho da Bárbara que já postou sobre as observações que vai fazer na escola de inglês em que ela dá aula, e nas entrevistas com os professores de lá, e também o trabalho da Amanda nas aulas de natação, percebendo a diferença na reação do alunos quando se utiliza diferentes tipos de abordagem. Paralelo a isso tudo, pensei também em sugerir uma pequena entrevista com professores da própria Unicamp. Tenho dois professores no IMECC que dão aulas de maneiras completamente opostas. Lembrando da pesquisa sobre as reprovações em Cálculo I que a professora Heloísa citou em aula, poderia fazer perguntas a esses dois professores sobre o que eles entendem por afetividade numa aula de faculdade (aulas de Cálculo I, Geometria Analítica, Álgebra Linear.. disciplinas com um alto número de reprovações).

Por fim, comprei um livro na livraria da FE, chama Afetividade na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas da Valéria Amorim Arantes e Julio Groppa Aquino. Muitos textos pra gente utilizar !!

Luma Corrêa Martins Costa - 092139


Um comentário:

  1. Luma, a ideia é essa, trazer o desenvolver das atividades para o blog! DéboraZB

    ResponderExcluir