quinta-feira, 3 de maio de 2012


 Erick da Silva Oliveira - RA:102123 - Licenciatura Matemática

     A obra de Piaget se mostra muito extensa para se obter uma analise especifica de sua pesquisa em relação a teoria do desenvolvimento cognitivo. Alguns pontos que achei interessantes e relevantes pretendo destacar em minha analise. Alguns conceitos que podem ser considerados fundamentais na pesquisa de Piaget são:Hereditariedade,Adaptação,Esquema,Equilíbrio.
    Quero destacar dentre eles Adaptação e Equilíbrio foram os quais me deixaram interessado em detalhar sua contribuição, que podem ser utilizados nas áreas aprendizagem nos dias atuais. E devo mencionar que a teoria de Piaget não se refere a teoria de aprendizagem mas se refere a uma teoria de desenvolvimento mental
    O conceito de adaptação se mostra interessante para aprendizagem pela sua composição de conceitos nos quais são assimilação e acomodação. O conceito de assimilação seria o processo de tentativa de solucionar uma determinada situação utilizando uma estrutura mental já formada, ou seja, uma nova situação é atribuída a uma estrutura formada. Acomodação seria o processo de tentativas de novas maneira de agir a uma situação nova, mas nesse caso levando em consideração para essas ações as propriedades especificas deste objeto analisado,ou seja,ira modificar sua estruturas antigas para poder dominar uma nova situação.
    Os conceitos de assimilação e acomodação podem ser de grande ajuda pelo fato que ambas conceitos se baseiam em fazer com que o indivíduo realize tentativas para se compreender determinada situação ou tentar absorver um determinado conhecimento.
    Para relacionar assimilação e acomodação vou mencionar um exemplo que aparece em um dos textos que estou usando como bibliografia:“...um professor que pretendia ministrar a mesma aula a duas ou três diferentes turmas de alunos. Por mais que ele procure ater-se ao mesmo conteúdo e à mesma metodologia(assimilação), algumas pequenas modificações serão introduzidas, em função da reação dos alunos (acomodação)...”.Este exemplo mostra uma maneira interessante de utilizar os conceitos de assimilação e acomodação. No qual sendo conceito de adaptação o equilíbrio entre assimilação e acomodação.
    Um fato importante que devo mencionar é que para Piaget equilíbrio poder ser entendido com o seguinte conceito uma organização da estrutura mental na qual será modificada a medida em que o individuo consegue atingir novas formas de compreender a situação no qual se encontra e as ações a serem realizadas nela.
    A importância de equilíbrio em relação a a educação esta no fato de que podendo se utilizar o conceito mencionado ,para se causar no indivíduo um interesse em conseguir entender o que lhe foi proposto. De certo modo pode se fazer como o indivíduo que tenha chegado ao estado adaptação necessária. Mas o educador ciente do conceito de equilibro e de como utilizá-lo de maneira eficaz.
Utilizando deste modo para ocasionar ao indivíduo uma ausência de equilíbrio,mas com isso implicando no indivíduo uma postura para conseguir restabelecer o equilíbrio antes quebrado.
    Tentando ilustrar o que mencionei nas linhas acima ,acho que podemos utilizar na explicação de um conceito para um indivíduo no sentido que este indivíduo já tenha adquirido conhecimento prévio necessário pra entender , mas não conseguindo relacionar tais conhecimentos adquiridos. De certo modo o indivíduo poderá ou não relacionar tais conhecimentos , ai só depende do educador e da forma na qual ocorreu o desequilíbrio direcionado ao indivíduo.
    Adaptação e Equilíbrio na minha opinião estão muito relacionados se forem vistos da perspectiva de uma teoria de aprendizagem, mas inicialmente estes conceitos são formados em uma teoria de desenvolvimento mental. Mas utilizá-los de modo a aplicá-los em uma sala de aula. Seria uma boa contribuição para a educação. Mas não aplicar de qualquer jeito, sendo aplicadas com um bom entendimento da teoria piagetiana, sendo assim conseguir sendo aplicado de uma forma eficaz.
    Para concluir minha analise,devo dizer que a obra de Piaget se mostra densa , há outros aspectos de sua teoria que podem ser aplicados .Em relação a importância na educação, se mostra interessante a utilização de tais conceitos nos dias atuais. Mas vejo grande importância em estar ciente de tal teoria. Percebo que em certo aspecto a teoria piagetiana pode implicar em diversas mudanças na estrutura educacional atual.

Bibliografia:
RAPPAPORT, C.L; FIORI, W.R.; DAVIS, C. A idade pré-escolar. Vol. 3. EPU, 1981. (cap. 2 – Desenvolvimento Cognitivo).
MOREIRA, M.A. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. In: Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. SP: Editora Moraes, 1995. (p. 49-59).

Nenhum comentário:

Postar um comentário