Nós, do grupo “arte, imaginação e
criatividade”, decidimos que a partir do tema, vamos estudar a literatura
dentro das escolas. Incentivadas pelo nosso próprio gosto pelos livros, achamos
que é um mundo incrível para desvendarmos. Decidimos que vamos focar na
literatura no ensino dos nossos pequenos, os alunos do ensino infantil,
chegando até uma idade limite de 6 anos.
Vamos mergulhar um pouco no mundo das
crianças para ver como a literatura é levada a esses alunos, visto que, com tão
pouca idade, eles não tem matérias denominadas “português” ou “literatura”,
como começa a surgir no ensino fundamental. Queremos entender de que maneira a
escola apresenta textos para as crianças, se a professora faz rodas de
leituras, se há pausas para leitura, se há momentos em que ela deixa as
crianças criar a história, se elas se apoiam em suportes como fantoche ou
livros brinquedos.
Queremos também se há algum tipo de
padrão nos textos apresentados para as crianças (se há todos os anos um texto
fixo, por exemplo), e como é feita a seleção dos textos apresentados para essas
crianças.
Outro ponto que nos interessa é entender
a tendência que as crianças têm de, mesmo sem saber ler, pegar um livro e começar
a inventar uma história, que muitas vezes inicia-se por “Era uma vez”. Essa
questão é particularmente interessante para mim, pois dia desses eu estava
dando aula para uma turma com alunos de 4 a 5 anos, e em seu intervalo um deles
rapidamente pegou um gibi, e começou a “contar” a história dizendo “Era uma vez
um Cebolinha conversando com o Cascão”. A minha dúvida foi: ele provavelmente
conhece as histórias da turma da Mônica, visto que reconheceu os personagens,
então por que ele iniciou a história dizendo “era uma vez”?
Já pedi autorização via telefona da escola que pretendo visitar, aqui em Limeira, onde resido, e aguardo a resposta da diretora.
Bom, esse é um pequeno roteiro do que
nós tentaremos abordar em nosso trabalho, deixamos aberto para que deixem seus
comentários.
Giulia Cristina Ortolan, RA 120967
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