sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um pouco do nosso projeto


Nós, do grupo “arte, imaginação e criatividade”, decidimos que a partir do tema, vamos estudar a literatura dentro das escolas. Incentivadas pelo nosso próprio gosto pelos livros, achamos que é um mundo incrível para desvendarmos. Decidimos que vamos focar na literatura no ensino dos nossos pequenos, os alunos do ensino infantil, chegando até uma idade limite de 6 anos.
Vamos mergulhar um pouco no mundo das crianças para ver como a literatura é levada a esses alunos, visto que, com tão pouca idade, eles não tem matérias denominadas “português” ou “literatura”, como começa a surgir no ensino fundamental. Queremos entender de que maneira a escola apresenta textos para as crianças, se a professora faz rodas de leituras, se há pausas para leitura, se há momentos em que ela deixa as crianças criar a história, se elas se apoiam em suportes como fantoche ou livros brinquedos.
Queremos também se há algum tipo de padrão nos textos apresentados para as crianças (se há todos os anos um texto fixo, por exemplo), e como é feita a seleção dos textos apresentados para essas crianças.
Outro ponto que nos interessa é entender a tendência que as crianças têm de, mesmo sem saber ler, pegar um livro e começar a inventar uma história, que muitas vezes inicia-se por “Era uma vez”. Essa questão é particularmente interessante para mim, pois dia desses eu estava dando aula para uma turma com alunos de 4 a 5 anos, e em seu intervalo um deles rapidamente pegou um gibi, e começou a “contar” a história dizendo “Era uma vez um Cebolinha conversando com o Cascão”. A minha dúvida foi: ele provavelmente conhece as histórias da turma da Mônica, visto que reconheceu os personagens, então por que ele iniciou a história dizendo “era uma vez”?
Já pedi autorização via telefona da escola que pretendo visitar, aqui em Limeira, onde resido, e aguardo a resposta da diretora.
Bom, esse é um pequeno roteiro do que nós tentaremos abordar em nosso trabalho, deixamos aberto para que deixem seus comentários.


Giulia Cristina Ortolan, RA 120967

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