sexta-feira, 4 de maio de 2012

Análise Crítica - Jean Piaget


Thiago Giachetto de Araujo
R.A.: 086593

     Piaget desde muito cedo se interessava por questões epistemológicas, como entender o que é conhecimento, como é produzido, como ele evolui. Ele formou-se em biologia, porém não esqueceu as questões epistemológicas, por isso estudou filosofia, mas sentia falta nessa o método utilizado pela biologia, para resolver isso ele começou estudos em psicologia, pois esta permitia estudos experimentais, que faltavam à filosofia.
     Após defender sua tese de doutorado ele viajou à Paris e começou a trabalhar no laboratório de Binet, onde tinha como tarefa fazer a padronização de um teste de inteligência com crianças francesas. Porém ele começou a investigar o motivo de várias crianças de regiões diferentes errarem os mesmos problemas. Para tanto ele começou a utilizar o método clínico, inspirado no utilizado pelos psiquiatras. Com esses estudos ele descobriu que a lógica necessária a toda produção do conhecimento não é inata, assim ele questiona-se como que o homem se apodera dessa lógica e em que momento e através de que mecanismos, o homem começa a pensar com lógica.
     Com esses estudos ele identificou vários estágios de desenvolvimento nas crianças, sendo que esses seguem uma ordem sequencial. Assim uma criança só irá aprender o que for possível para o seu estágio de desenvolvimento, não sendo possível aprender esquemas de estágios avançados. Desse modo inicia-se o desenvolvimento da teoria piagetiana sobre o conhecimento. Algo muito interessante é o papel da desequilibração para a construção do conhecimento, onde diz que o sujeito só aprendeu algo quando ele está em equilíbrio com aquilo, então o processo de aprendizagem se dá pela desequilibração e pela equilibração.
     Algo que eu não concordo com Piaget é a sua valorização excessiva do papel do sujeito no aprendizado, considerando muito pouco o papel do professor ou educador. Além disso ele é muito rígido quanto aos estágios de desenvolvimento e ao o que as crianças podem aprender.

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