sexta-feira, 4 de maio de 2012

Análise Crítica sobre Piaget


RA: 122134
Márcia Santana Carvalho

            Primeiramente devo ressaltar que o conhecimento que eu tinha sobre Piaget antes do início do curso não era nada muito além de comentários bem sucintos, portanto falar de Piaget não é muito fácil, pois pelo que percebi Piaget vai muito além do que vimos em sala de aula.
Conforme a leitura dos textos sugeridos para as aulas, fui conhecendo e entendendo um pouco mais do que se tratam os estudos de Piaget, e posso dizer que fiquei admirada, pois eu nunca tinha pensado na questão em que tanto o intrigou: “De que forma os nossos conhecimentos aumentam?” Pergunta a qual não é nada fácil responder mesmo hoje em dia com tanta tecnologia.
A criação da Teoria Cognitiva, o estudo dele com os seus filhos e outras crianças, os estágios em que ele as padronizou (sensório-motor de 0-2 anos, pré-operatório de 2-7 anos, operatório-concreto de 7-11 anos e o operatório-formal 12 anos em diante), me chamou muito a atenção, porque se encaixam perfeitamente: as idades, os pensamentos, a forma como brincam e como agem. Tudo bem que atualmente existem alguns estágios em que as crianças estão bem mais evoluídas do que Piaget supunha, mas o mundo evoluiu, e com ele as pessoas evoluíram também e evolução faz parte do aumento de conhecimento, e, portanto por mais que sejam feito estudos baseados nas obras de Piaget, não se pode deixar de levar em consideração a evolução das pessoas.
Algo que me chamou muito a atenção foi o egocentrismo das crianças, onde Piaget diz que elas sentem-se no centro de tudo, onde tudo é feito somente para ela. E isso me faz reparar na forma como eu vejo as crianças e o mundo hoje, pois querendo ou não trazemos esse um pouco desse egocentrismo no decorrer dos anos.
Posso dizer que estudar Piaget foi muito importante, pois hoje como professora além de ajudar no aumento do conhecimento de outras pessoas, busco sempre aprimorar o meu conhecimento, se não soubermos o tempo certo de ensinar e a forma como ensinar, e se não soubermos também que todos tem limitações, onde uns vão ter mais dificuldades do que outros, ser educador se torna uma tarefa árdua e quase impossível.
A inteligência é algo simplesmente fantástico, e pude perceber que ela vai muito além do que eu imaginava, e agora percebo o quão importante foi a criação da Teoria Psicogenética, a qual se estuda a formação da inteligência, e como isso foi essencial para a formação da educação como ela é hoje em dia, e com certeza foi Piaget um dos pensadores mais influentes da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário