sexta-feira, 4 de maio de 2012

Análise Crítica - Piaget


A “psicologia da inteligência” de Piaget trabalha o questionamento da origem da inteligência humana, e para ele o desenvolvimento da inteligência começa na infância, passando por quatro estágios: Sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.  Esses estágios se dividem por idades e podem ser colocados em formato de escada, sendo assim sequenciais, onde um estágio supera o anterior. Piaget tem uma visão interacionista do aprendizado, onde o sujeito, para aprender, deve ter uma participação no meio. Deve-se experimentar o mundo, o meio em que vivemos, para adquirir mais conhecimento. Para Piaget, conforme ocorre crescimento, e os processos dessa relação do ser humano com o meio vão sendo arquivados e assimilados, há a reorganização da inteligência. Um bom exemplo disso é a apropriação da linguagem, que causa um salto qualitativo no pensamento da criança.

Sob suas influências da biologia, Piaget foca boa parte de seu estudo na questão da adaptação. Em como um individuo se adapta ao meio que vive. Para adquirir conhecimento e para se adaptar o sujeito precisa entrar em contato com o objeto e também, entrar em conflito para conhecê-lo. Ele deve equilibrar-se com o objeto. Havendo desiquilíbrio, há a busca por equilíbrio e consequentemente o sujeito irá adquirir novos conhecimentos.

O sujeito para tentar se adaptar utiliza-se de dois processos: O processo de assimilação e de acomodação. O processo de assimilação é o processo de retirada de informações do meio e assimila-las, enquanto o processo de acomodação é a modificação do que foi assimilado.

Para Piaget o conhecimento é a soma de duas abstrações: A abstração empírica e a abstração reflexiva. A abstração empírica são, basicamente, as informações que retiro do objeto de conhecimento, já a abstração reflexiva são as informações que retiro da minha ação sobre o objeto, é, o pensamento sobre o agir.
Piaget também discute o desenvolvimento da moral do ser humano. Assim como o conhecimento, a moral tem estágios, sendo inicialmente a moral imposta pelos pais e seguida ou por medo ou por afeto. Conforme a criança se desenvolve, os conceitos de moral e os porquês de seguir estes conceitos mudam.

Concluo dizendo que, a época das pesquisas de Piaget muito se difere dos dias atuais e por isso muitas vezes essas pesquisas são julgadas como desatualizadas, principalmente porque atualmente vivemos numa “era de informação” onde os indivíduos são bombardeados com novas informações, em muito pouco tempo. E por isso, linearizar o conhecimento em estágios parece deveras antiquado. Mas por mais que Piaget seja visto como vilão por alguns, não se pode descartar sua importância para a psicologia. Uma vez que, a psicologia ainda não era considerada ciência até a contribuição de Freud e Piaget para a mesma, e ele foi um dos percursores do estudo do conhecimento humano.

MARINA RAMOS DA SILVA
Letras - R.A. 122586

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