terça-feira, 1 de maio de 2012

Análise Crítica: Jean Piaget
Grupo: Ensino e Aprendizagem

Nome: Franklin Daniel Braiani
Ra: 122549
Licenciatura Matemática


Jean William Fritz Piaget (1896-1980) teve como formação inicial a biologia, onde deu os primeiros passos para um trabalho de conhecimento sobre a aprendizagem nas crianças, se é podemos chamar assim, um trabalho de desenvolvimento sobre como e quando é o momento da criança estar apta a certas atividades em relação a sua idade.

Jean Piaget filho de Arthur Piaget e de Rebecca Suzane na minha opinião por ter enorme influência na sua vida, com o pai professor de língua e literatura medieval e a mãe uma das primeiras socialistas suiças. Jean Piaget foi uma criança prodígio para sua época, pois aos onze anos de idade teve sua primeira publicação sobre um pardal albino, tornando-se no mesmo ano auxiliar de Paul Godet, especialista em macologia e diretor do Museu de História Natural da cidade, demonstrando desde cedo sua capacidade de observação.

Para Jean Piaget o comportamento da criança é construido pela interação entre o meio e o indivíduo, a sua teoria mostra que o indivíduo só esta apto para um determinado conhecimento se estiver prepado para recebê-lo.
A princípio teve como meio de estudos seus próprios filhos, além de outras crianças onde Jean Piaget desenvolve a Teoria Cognitiva, onde ele propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento no ser humano: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Mas pensando hoje, será que tais dados são ainda atuais. Acima resumi um pouco de sua vida e de sua Teoria, vou relatar um pouco de minha experiência e tentar encaixar os estágios de desenvolvimento de acordo com sua teoria.
Tenho um filho de cinco anos que se relaciona com os primeiros estágios de desenvlovimento, e acho que muito mais que palavras, é vivenciar e fazer nossas reflexões em algo concreto.
Sensório Motor: Realmente no primeiro estágio a ausência de significados é a principal caracteristica, o mundo é ela e sua linguagem se resume em palavras ou meia palavras. Sua conduta social neste período é de indeferenciação, isto é o mundo é só dele.

Pré-operatório: Neste período meu filho começou a ter mais diálogos com a família, saber usar as palavras como meio de espressar suas vontades e seus desejos, neste período ele já sabia diferenciar todas as cores e iniciou a introdução aos números e as letras já sabendo contar até 10 e escrever seu nome.
Realmente os diálogos com seus amigos de escola são de nível monólogo coletivo, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros, são muito teimosos e egocentricos tuda é dele.

Operatório Concreto: Neste periodo posso relatar algumas mudanças em meu filho hoje com cinco anos e cinco meses, ele já realiza contas de adição com números de 1 a 10, já conhece todo o alfabeto sabendo escrever qualquer palavra que para ele é soletrada e já iniciou o processo de leitura, esta aprendendo a ler primeiramente com a união das silabas. Um aspecto interresante em seu aprendizado, na escola que frequenta que é da rede municipal as professoras são orientadas pela coordenadora pedagógica a não ensinar a ler, e por fim que os pais também não façam, pois de acordo com ela existe a hora certa para isto aconteça. Será que a hora certa seria os estágios descritos por Jean Piaget, mas em conversa com sua professora ela deixou bem claro que em sua sala de aula existem crianças que demonstram mais potencial que os demais, ela incentivou as mães a estarem ensinando seus filhos em casa, pois seria um estimulo para o desenvolvimento da criança.

Para concluir, fico pensando que para executar um estudo como este deve ser muito complicado, em uma época onde tudo é demasiado demorado como a comunicação, um estudo tão aprofundado e inovador para a época ter deixado um legado que é utilizado nos dias de hoje. Mas pensando no hoje com tanta tecnologia e informação que vem de todos os meios, televisão, internet e celular e como a criança recebe estes estimulos, meu filho tenho que é exemplo como relato acima ele apresentou e apresenta vontades de aprendizado mais cedo do que o normal das crianças de sua idade, já possui seu próprio computador, video game e pergunta significado de tudo que escuta, possui uma linguagem um pouco mais refinada em aspecto de incluir palavras mais dificeis em seu diálogo, tudo isto se resume na época vivida hoje, será que esta teoria pode ser revista ou ainda é um pouco cedo para isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário