terça-feira, 15 de maio de 2012

A escola que se protege dela mesma.


  Gostaria de compartilhar um pouco com vocês a experiência que tive na tentativa de visitar uma escola para observar as aulas de Educação. Assim que começaram as aulas do curso de Psicologia e Educação em março, procurei uma escola das proximidades para perguntar se poderia realizar o estágio da disciplina nas aulas de Educação Física escolar, a secretária disse que “estes detalhes” devem ser discutidos com a Diretora da escola e como a escola estava em reunião de conselho pediu para que eu voltasse no dia seguinte no mesmo horário (isso foi na segunda-feira ou terça feira próximo ao dia 08 ou 09 de março) No dia seguinte eu voltei a escola e a secretária disse que a diretora havia saído mais cedo. Eu perguntei se não poderia verificar a questão com a própria professora de Educação Física, então a secretária pontuou que a Professora só estaria na escola no dia seguinte e disse para que o melhor horário para encontrá-la seria na manhã do dia seguinte.  Neste momento (eu não sei por que) a Professora chegou à escola, então a secretária perguntou para ela se eu, enquanto possível estagiária (isso sou mal-como se fosse uma coisa ruim sabe?), poderia combinar diretamente com ela de assistir as suas aulas. A professora não quis conversar comigo e disse que eu deveria procurar mesmo a diretora. Eu optei por não retornar mais a escola. Não sei se foi uma ação assertiva.  Eu fiquei pensando sobre como a escola enquanto espaço “público” dificulta a sua “descoberta”, bem sei que algumas vezes o olhar de fora “estagiário” vem repleto de críticas e quase nenhuma intervenção, mas talvez fosse esse o ponto a ser esclarecido e discutido na própria escola com os alunos, professores etc. assim que nós o procurássemos. Acho que as discussões têm tempo e espaço para acontecerem dentro da escola e cabe a nós entender por que não acontecem.

 De qualquer forma penso que desta forma a escola está se protegendo dela mesma, porque dificulta aqueles que foram formados por ela, retornarem a ela a fim de entendê-la, estudá-la, vivê-la mais uma vez.


Priscila Rosseto Costa  RA 100946

Nenhum comentário:

Postar um comentário