domingo, 6 de maio de 2012

Atividade prática: Afetividade e Emoção - algumas ideias

Algumas ideias:
·         Entrevista com professora de inglês, que adere a perspectiva construtivista em suas aulas:
o   Perguntas sobre as aulas ministradas em escola pública (regular) e em escola particular, para adultos (curso livre);
o   Como o professor consegue aproximar-se dos alunos através da afetividade/emoção;
§  Como atingir as crianças de escola pública?;
§  Como atingir os adultos?;
§  Como costuma ser o primeiro dia de aula com uma turma? Como trabalha a questão da afetividade nesta primeira aula?
·         Falar sobre o curso de “Affective Learning”,  o qual professores, da escola de idiomas CEL LEP, já cursaram ou estão cursando – curso desenvolvido e ministrado no CEL LEP, Unidade de São Paulo.
o   Pesquisar mais sobre a metodologia/ foco deste curso;
o   Perguntar aos professores que concluíram o curso, como empregaram o que foi aprendido às suas aulas;
o   Perguntar aos professores que ainda não concluíram o curso, como pretendem aplicar o que estão aprendendo;
·         Assistir aula de  inglês do curso Teens – adolescentes;
o   Comparar com as aulas ministradas para adolescentes de escolas públicas, regulares;
A parte citada acima refere-se à minha parte no trabalho, pois trabalho na secretaria do CEL LEP e os temas citados estão ao meu alcance – sendo necessário, obviamente, um trabalho de pesquisa e aprofundamento, conforme roteiro a ser seguido e descrito acima.  
Seguem mais algumas ideias para o desenvolvimento do trabalho:
·         Trabalho poderá abordar a questão da afetividade/emoção nas diferentes áreas em que cada participante atua:
o   Amanda: Educação Física -> trabalha em clube, com aulas de natação;
o   Bárbara: Letras -> abordaria questão da afetividade em aulas de inglês;
o   Luma: Matemática - > trabalha dando aulas particulares de matemática e física (teria disponibilidade para assistir aula em escolas);
·         Ao término de cada apresentação – sobre o que foi analisado por cada uma de nós, nas áreas citadas acima – apresentar uma reflexão sobre os “dados” obtidos:
o   Dizer se concordamos ou não com o que vimos/ ouvimos;
o   O que poderia melhorar – ou não, no caso de concordarmos com o que presenciamos;
o   Reflexões com embasamento nas teorias aprendidas durante a disciplina EL 511;
Considerações finais:
·         Precisamos pesquisar mais indicações bibliográfica sobre o tema a ser abordado ;
·         Compreender melhor a definição de afetividade;

Ressalto que esse foi apenas um esboço de algumas ideias que me surgiram para futura concretização do trabalho prático sobre afetividade e inclui mais ideias relacionadas à minha contribuição para o desenvolvimento do trabalho pois não havíamos conseguido nos reunir para apresentação de ideias de todas.
Em nossa última aula – 04/05/2012 – conseguimos conversar mais a respeito e futuramente incluiremos mais detalhes sobre novas ideias que surgirem.

Bárbara de Oliveira Araujo, RA 116204

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário