sexta-feira, 4 de maio de 2012

Análise Crítica: Piaget


Danilo Jorge de Marco
RA: 104793



          De acordo com aquilo que foi estudado no decorrer deste semestre, podemos criar uma análise crítica embasada nos estudos de Jean Piaget.
          Nascido na Suíça, Piaget iniciou seus estudos na biologia e posteriormente atuou no campo da Psicologia. Dentre as centenas de suas publicações, Piaget elabora teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e fala sobre a necessidade de acomodação para que haja aprendizagem. Esse desenvolvimento é representado em 4 estágios: Sensório-motor (0-2 anos), Pré-operacional (2-7 anos), Operacional- concreto (7-11/12 anos) e Operacional-concreto (11/12 anos em diante).
          Nos 2 primeiros anos de vida, o indivíduo passa por um estado de egocentrismo, a linguagem ainda não é desenvolvida e o contato físico é predominante (como quando um bebê agarra o dedo de um adulto). Posteriormente a esta primeira fase, até os 7 anos de idade, desenvolve-se a linguagem -estando o indivíduo ainda num estado egocêntrico- e funções simbólicas e sem a consciência da reversibilidade do pensamento. Dos 7 anos de vida à aproximadamente 12 anos, surgem os argumentos lógicos primitivos com a reversibilidade do pensamento e perde-se o enfoque egocêntrico. Concluindo-se essa fase, surge a inteligência reflexiva, possibilitando um pensamento lógico mais elaborado e complexo.
          Criado este esquema de estágios, torna-se possível ao educador acompanhar o desenvolvimento do indivíduo em suas diferentes fases e o auxiliar em seu progresso. Permite também a constatação de dificuldades que o indivíduo encontra em cada uma das diferentes fases.
          Outro aspecto trabalhado por Piaget é a atuação do educador no desenvolvimento do indivíduo. É apontado em suas publicações uma posição oposta ao método de ensino onde o educador estimula a cópia de gestos e atos como forma de aprendizado. Para Piaget, o conhecimento é adquirido através de uma interação entre o indivíduo e o meio, o que podemos ilustrar com um exemplo de situação discutido em sala de aula: reprimir um aluno da pré-escola por estar conversando e forçá-lo a fazer suas tarefas vai ajudar no desenvolvimento deste aluno? Não de acordo com o modelo piagetiano, onde o indivíduo se desenvolve naturalmente a partir de seu pensamento cognitivo.
          Traçando um paralelo entre os 4 estágios criados por Piaget e a sua conduta afrente o ideal de que o conhecimento é resultado da interação do sujeito com o meio, podemos concluir que seus trabalhos evoluiram de forma considerável os métodos utilizados na época e que, de fato, até hoje o modelo piagetiano é expresso de diversas formas na formação do indivíduo no mundo todo.

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