sexta-feira, 15 de junho de 2012

Análise Crítica – Lev S. Vygotsky e Henri Wallon


Márcia Santana Carvalho – RA: 122134

            Esta análise refere-se ao segundo módulo da disciplina, no qual estudamos Lev S. Vygotsky e Henri Wallon. O que mais se destaca na pesquisa deles e também na de Piaget é que ambos procuraram construir uma teoria psicológica fundamentada no desenvolvimento humano. Vygotsky e Wallon defendem que a existência precede a essência e entendem que tudo o que somos é resultado da nossa relação com mundo e principalmente com o outro.
            Conforme a leitura dos textos durante as aulas, pude compreender melhor como o estudo da psicologia humana, ajuda no desempenho escolar dos alunos e principalmente dos professores. Pois há uma grande integração entre eles visto que ninguém se desenvolve sozinho, mas socialmente. E tanto Vygotsky quanto Wallon acreditam que o aprendizado ocorre de fora para dentro e defendem que para um efetivo desenvolvimento do ser humano, é preciso que a sociedade se reestruture, e para que isso aconteça eles oferecem nas suas obras conceitos e princípios importantes sobre a educação.
            Os principais conceitos da pesquisa de Vygostsky se dá pela mediação simbólica, que trata do conceito de intermediação, da relação do homem com o mundo, que acontece através dos instrumentos e dos signos e símbolos. Para ele o desenvolvimento humano se dá a partir da Zona de desenvolvimento proximal, e abrange dois níveis: o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. O nível de desenvolvimento real é aquilo que o indivíduo consegue realizar sozinho, e o nível de desenvolvimento potencial é aquilo que o indivíduo consegue realizar com a ajuda do outro.
E foi a ZDP o que me chamou mais atenção na pesquisa de Vygotsky para a vivência dentro de sala de aula, pois agora vejo que em cada sala tenho uma zona de desenvolvimento proximal diferente para cada aluno, e isso é importantíssimo na hora de se montar a aula, e principalmente no ato de se ensinar a matéria, no aprendizado deles.
Henri Wallon tem como principal conceito a afetividade, e o principal foco da sua pesquisa é baseado nas crianças, na compreensão da idéia da criança completa, concreta e contextualizada, vista de forma integral. E separou em quatro campos funcionais, essa visão da criança e do individuo de forma integrada, que se divide: na afetividade, no movimento (visto sobre duas dimensões, expressivo e instrumental), na inteligência (que é dividido em dois momentos, sincretismo e pensamento categorial) e a construção do eu como pessoa. É na construção do eu como pessoa que Wallon vai dizer que, é onde a criança começa o processo de individuação, que é caracterizado de duas formas, na imitação do outro e na negação do outro.
Na relação do individuo com o mundo Vygotsky vai dizer que ocorre da parte para o todo, o é o processo de socialização do indivíduo, ou seja da sua relação com o mundo, já Wallon diz que ocorre do todo para a parte, onde é o processo de individualização, onde a pessoa se constuiti individuo, onde ela passa a se conhecer melhor.
Referente ao papel do professor, que por sinal é a parte que mais me prende a atenção, acho que da pra empregar tanto o pensamento de Vygotsky quanto o de Wallon, pois segundo Vygotsky  o professor tem que intervir na Zona de desenvolvimento proximal do aluno, e segundo Wallon o professor também deve considerar a história do aluno, e vejo que ambas se encaixam perfeitamente, intervir na zona de desenvolvimento proximal é fazer com que o aluno se empenhe um pouco mais, e desenvolva um pouco mais também, e considerar a história do aluno é entender o que se passa no se cotidiano, mas isso não significa ter dó do aluno e passar a cobrar menos dele, e sim entender o quanto se pode cobrar no que diz respeito a sua zona de desenvolvimento proximal e o seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário