sábado, 28 de abril de 2012

Análise crítica: Piaget - Grupo: Ensino e Aprendizagem


Nome: José Renato Pereira – RA:121048
Piaget: Análise crítica

Com base nas discussões em sala de aula e a leitura dos textos, essa análise tem o objetivo de destacar alguns temas que julguei como mais relevantes com uma perspectiva mais sintética, já que a obra do autor é muito vasta e demandaria um estudo mais aprofundado para realizar uma crítica mais pertinente.

Primeiramente, devemos destacar a importância da obra do Psicólogo suíço JEAN PIAGET (1896-1980), que se utiliza da biologia sua formação acadêmica para embasar seu grande estudo que se refere ao desenvolvimento do conhecimento, ou as formas de conhecimento, visando alcançar dados científicos para sustentar sua tese, uma das bases que nortearam esse trabalho foi, por exemplo, adotar o chamado método clínico, que tinha como preocupação de estabelecer um diálogo que apontasse justificativas para as questões colocadas, ou seja, não a forma padrão de perguntas e respostas. 

Ademais, nessa perspectiva se coloca o papel fundamental da interação entre o homem e o meio, que PIAGET define como um fenômeno que passa por um processo de adaptação e assimilação, isso ocorre quando o sujeito se depara com uma situação nova, esse processo se da por conta da ação do homem com o meio. Essa ação desenvolvida pelo sujeito só é possível pela existência de esquemas motores, que é a forma que ele usa para realizar alguma coisa, como o simples ato de pegar, segurar algum objeto, esse mecanismo se organiza e da origem a outros esquemas de acordo com o desenvolvimento.

PIAGET não considera nesse processo contexto histórico social político, para comprovar sua análise, pois seu objetivo era tratar da interação com o meio como colocado acima, ou seja, no sentido da inteligência, sobretudo a lógica matemática, isso analisando o desempenho individual do sujeito, onde ele conseguiria chegar de acordo com o estágio que ele estivesse atravessando, e para que isso ocorra devem existir estímulos, para que aconteça o desenvolvimento, sobretudo de novas situações, colocadas por pessoa mais velhas que provocarão um desequilíbrio por consequência tem-se o surgimento de novos esquemas, a adaptação e o equilíbrio novamente.

 Outro fato importante na teoria piagetiana é o aspecto moral, que na primeira fase de desenvolvimento do sujeito se confunde com leis, ou regras impostas posteriormente que já adquire o sentido de normas sociais, com relação a questão moral , PIAGET diz que assim como existe evolução na construção do conhecimento existe evolução moral. Outro aspecto relevante tratado pelo PIAGET é a linguagem, que é colocada por ele como necessária, mas não suficiente.

O ensino e a aprendizagem ocorrem de formas diferentes, de acordo com a faixa etária do sujeito, PIAGET coloca como estágio ou período, quando vem à tona, fatos como o egocentrismo característico nos anos iniciais da criança, e que dizer necessário passar por isso para passagem para o pensamento adulto, que por sinal é um dos temas que mais pesam as críticas sobre a teoria dele. Mas o fato é que a preocupação não era tratar da educação escolar e sim concentrar seus estudos no desenvolvimento do conhecimento, que se entende como as fases de maturação estímulo do ambiente físico, aprendizagem social e equilíbrio.

O fato é que com isso se entende que não se pode alcançar um desenvolvimento maior que o colocado para cada estágio, (sensório motor, pré-operatório, operatório). Com isso o que se constata é que ele não se concentra em fazer relações diferentes a essas citadas anteriormente, como considerar a transmissão de conhecimento por outro sujeito, relações culturais e sociais no sentido de contribuir para maior obtenção de conhecimento e desenvolvimento do sujeito, seu estudo então se detém em analisar de forma mais fechada a questão do desenvolvimento do conhecimento, o que de certa forma delimita seu repertório para explicar essa questão, como por exemplo se incluíssemos um criança com alguma limitação física.





BIBLIOGRAFIA

MATOS, H.A.V. Sobre a Teoria Piagetiana. Mimeo 2002.






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