Para mim faz sentido o pensamento ser construído ao longo dos anos, no esquema de desequilíbrios e interações sociais, com a assimilação, acomodação e equilibração, onde um leva ao outro, e sempre nessa ordem, pois, para Piaget, é estruturando o universo que o sujeito se estrutura.
Isso tudo me remete ao construtivismo em si. Na teoria, é bem interessante. Na prática, muito difícil de ser aplicada em grandes proporções, mas, mesmo assim, possível em alguns meios, como visto em filmes em sala.
Mas a teoria piagetiana não é uma teoria de aprendizagem, e sim de desenvolvimento mental, embora estejam correlacionados.
Um dos períodos de desenvolvimento intelectual que achei mais interessante é o pré operacional , pois nesse período, a criança já assimilou o que é preciso fazer para sua “sobrevivência”, coisas básicas, como comer, ficar em pé, chamar a mãe, entre outros, mas, mesmo assim, não aprendeu ainda como “viver em sociedade”, ou, esconder seus desejos mais íntimos, como a parte de egocentrismo; fantasia muitas coisas, se deixa levar pelas aparências sem relacionar os fatos, entre outros. É uma fase bem interessante.
Natália Mincov Costa
092483
Nenhum comentário:
Postar um comentário