sexta-feira, 27 de abril de 2012

Análise Crítica de Obras Piagetianas

Estudar as obras de Piaget está sendo muito interessante para mim, pois não tenho contato algum com crianças de qualquer idade, não as conheço, e nunca havia parado para pensar sobre como o pensamento era construído.
Para mim faz sentido o pensamento ser construído ao longo dos anos, no esquema de desequilíbrios e interações sociais, com a assimilação, acomodação e equilibração, onde um leva ao outro, e sempre nessa ordem, pois, para Piaget, é estruturando o universo que o sujeito se estrutura.
Isso tudo me remete ao construtivismo em si. Na teoria, é bem interessante. Na prática, muito difícil de ser aplicada em grandes proporções, mas, mesmo assim, possível em alguns meios, como visto em filmes em sala.
Mas a teoria piagetiana não é uma teoria de aprendizagem, e sim de desenvolvimento mental, embora estejam correlacionados.
Um dos períodos de desenvolvimento intelectual que achei mais interessante é o pré operacional , pois nesse período, a criança já assimilou o que é preciso fazer para sua “sobrevivência”, coisas básicas, como comer, ficar em pé, chamar a mãe, entre outros, mas, mesmo assim, não aprendeu ainda como “viver em sociedade”, ou, esconder seus desejos mais íntimos, como a parte de egocentrismo; fantasia muitas coisas, se deixa levar pelas aparências sem relacionar os fatos, entre outros. É uma fase bem interessante.

Natália Mincov Costa
092483

Nenhum comentário:

Postar um comentário